quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Resenha "A Terra das Sombras"

Sinopse: Falar com um fantasma pode ser assustador. Ter a habilidade de se comunicar com todos, então, é de arrepiar qualquer um. A jovem Suzannah seria uma adolescente novaiorquina comum, com seu indefectível casaco de couro, botas de combate e humor cáustico, se não fosse por um pequeno detalhe. Ela conversa com mortos. Todos eles. Qualquer um. Ela é uma mediadora, em termos místicos, uma pessoa cuja missão é ajudar almas penadas a descansar em paz. Um dom nada bem-vindo e que a deixa em apuros com mãe e professores. Como convencê-los da inocência nas travessuras provocadas por assombrações? Essa é a emocionante trama de A mediadora série best seller de Meg Cabot.








   O livro conta a história de Suzannah, uma adolescente de 16 anos que se muda para Califórnia depois de sua mãe casar novamente. Ela precisa se adaptar a nova vida com três irmãos (filhos de seu padrasto), que possuem personalidades muito diferentes um do outro, e a nova escola. Além dos problemas típicos de uma adolescente, Suzannah também precisa lidar com o fato de ser uma mediadora, o que significa que ela pode ver e falar com fantasmas que, por algum motivo, ainda estão presos ao mundo dos vivos. A narrativa é em primeira pessoa, escrita em algum momento presente, se referindo ao passado da protagonista, em alguns trechos há explicações do que aconteceria no futuro. Por ser um romance destinado ao público infanto-juvenil, a escrita é bem simples e de fácil assimilação. Apesar de se tratar de uma história de fantasmas, o texto é bem leve e divertido em alguns momentos, e a leitura flui rapidamente. Este foi meu primeiro livro da autora e gostei bastante, mesmo tendo aquela fórmula água com açúcar básica de qualquer romance adolescente, foi muito original incluir a temática de fantasmas neste contexto. O livro possui 284 páginas e foi publicado no Brasil em 2004 pela Editora Galera Record. Apesar da autora ter anunciado, em seu twitter, que os direitos para adaptação haviam sido adquiridos pela FremantleMedia em 2013, até o momento não houve nada de concreto.


"Ele piscou com aqueles enormes olhos negros. Suas pestanas eram mais longas que as minhas. Não é sempre que dou de cara com um fantasma que também é uma graça, mas aquele cara... caramba, ele devia ter sido uma coisa quando vivo, pois ali estava ele morto e eu já queria adivinhar como eram as coisas por baixo da camisa branca que ele usava (...)"







5 comentários:

  1. Priscila!
    Tive oportunidade de ler a série esse ano, falta apenas o último livro.
    Gostei muito, embora tenha alguns trechos nos outros livros, bem repetitivos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Oi, Priscilla
    Eu não gostaria de ter esse dom de maneira alguma, Deus me livre.
    Mas mesmo com fantasmas e que a autora tenha colocado uma pitadinha de humor. Me parece que o livro aborda alguns temas interessantes, deve ser legal acompanhar a personagem nesse aventura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Já li essa série há algum tempo atrás, e lembro que gostei bastante da leitura, mesmo a Suzannah tendo sido um pouco irritante em alguns momentos, esse enredo diferentão é o que faz a leitura valer a pena, afinal não é sempre que podemos ter um crush fantasma né!

    ResponderExcluir
  4. Sou fascinada por assuntos sobrenaturais, pela sinopse já vi que amarei a leitura !

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito dessa temática, mas por ser um livro infanto-juvenil já espero algum drama adolescente, o que me incomoda um pouco.

    ResponderExcluir