A primeira vez que li este livro, tinha 15 anos. Foi a primeira leitura que fiz sem ser por obrigação escolar. Uma amiga havia me emprestado e eu me encantei tanto com a história que acabei comprando um exemplar para mim, esta é uma série que sempre releio. Adoro! Tenho certeza que todos conhecem a história do "menino que sobreviveu", mas aqueles que só a conhecem pelos filmes, aconselho que leiam os livros. Pois bem, o livro conta a história de Harry, um menino que perdeu os pais quando tinha um ano de idade e passou a viver com os tios, sem saber que era bruxo. O primeiro livro da série conta como Harry, aos 11 anos, descobriu que era bruxo e relata sua vida em seu primeiro ano de estudos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. É, então, que ele faz amizade com Ronald Weasley e Hermione Granger, que se tornam muito importantes na vida do menino. Neste primeiro ano na escola, Harry passa por muitas aventuras, faz amizades e também inimizades, como Draco Malfoy, O vilão também está presente, Lord Voldemort aparece e... Não vou entrar em detalhes para não acabar falando demais, apesar de achar que todos já conhecem o final do livro, nunca se sabe...
A história é voltada para o público infantil, o que se percebe pela linguagem simples usada pela autora e pela temática aventureira do texto, o que não impediu que jovens e adultos também se apaixonassem pela narrativa. O livro, que inicialmente foi rejeitado por 12 editoras, fez sucesso em todo mundo sendo traduzido para mais de 67 idiomas. O livro conta com 263 páginas, foi lançado em 2000 no Brasil e adaptado para o cinema em 2001, sendo um sucesso de bilheteria e recebendo três indicações ao Oscar de 2002. J.K. Rowling se tornou a primeira autora a ficar bilionária só com o dinheiro de suas obras.
"Você poderia ser grande, sabe, está tudo aqui na sua cabeça, e a Sonserina lhe ajudaria a alcançar essa grandeza, sem dúvida nenhuma, não? Bem, se você tem certeza..."
Oi!
ResponderExcluirLi a saga na adolescência também, mas quero muito reler. Tenho aquelas edições simples econômica.
Sonho em ter pelo menos um box de HP que tem para todos os gostos.
Lendo sua resenha pude lembrar como foi ler esse livro, acompanhar as aventuras de Harry e seus amigos. Em janeiro vi todos os filmes.
Adorei esse quote, lembrei na hora da cena com o chapéu seletor.
Beijos
Acredita que até hoje não li os livros e nem assisti pelo menos um filme por inteiro!?
ResponderExcluirTenho os dois primeiros exemplares da série mas nunca cheguei a pegar para ler. Tenho muita vontade de conferir o universo de Herry Potter, já que já recebi várias indicações dos meus amigos e porque sempre vejo comentários positivos sobre o universo.
Pretendo começar a leitura em breve.
Amo essa edição com as "capas clássicas".
ResponderExcluirEstou louca para ler esse livro e entrar nesse universo de Harry Potter dos livros.
ResponderExcluir