segunda-feira, 27 de julho de 2020

Resenha "Harry Potter e a Ordem da Fênix"

SinopseHarry Potter vai começar seu quinto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Está desesperado para retornar à escola e descobrir porque seus melhores amigos, Rony e Hermione, andaram tão misteriosos durante as férias. Porém, o que o jovem bruxo está prestes a descobrir nesse novo ano em Hogwarts vai provocar uma grande reviravolta em seu mundo.












   De todos os livros da série, este foi o que mais me revoltou. Em seu início, Harry encontra-se na casa dos tios, sem notícias do mundo bruxo. Apesar de Voldemort ter retornado no ano anterior, nada demonstrava esse fato. Ao retornar à escola, Harry conhece sua nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, Dolores Umbridge, uma nova inimiga, que está disposta a transformar a vida de nosso herói num inferno. (Nunca senti tanta raiva de um personagem antes, minha vontade era entrar no livro e dar uns cascudos nela.) Aqui surge a Ordem da Fênix, uma organização que luta contra Voldemort, e também a Armada de Dumbledore, um grupo de defesa contra as artes das trevas dentro de Hogwarts. É também neste ano que Harry dá seu primeiro beijo, mas o namoro não é bem o que ele esperava (ainda bem, porque não queria que ele ficasse com ela). O que mais me revoltou na história foram as atrocidades que a Umbridge fazia. As calúnias criadas contra o Harry para desacreditá-lo também me deixaram fora do sério. Em um determinado momento, Harry descobre que seus sonhos com Voldemort são reais e então começa a estudar oclumência para fechar sua mente. Apesar de revoltante, o livro desvenda muitos mistérios e acaba sendo o mais revelador. É o livro mais grosso da série, com 702 páginas, foi lançado em 2003 pela Editora Rocco. Sua adaptação para o cinema, em 2007, deixou muito a desejar. Parecia mais uma sequência de flashes, e se não conhecesse a história toda, muitas coisas não teriam significado. Além do que, muitos diálogos foram alterados.


   " - Está na hora de lhe dizer o que deveria ter-lhe dito há cinco anos, Harry. Sente-se, por favor. Vou lhe contar tudo. Peço que tenha um pouco de paciência. Você terá oportunidade de se enfurecer, de fazer o que quiser, quando eu terminar."











2 comentários:

  1. Confesso que não li Harry Potter, meu único contato com esse mundo foi através dos filmes, mas muitos já disseram que os livros são melhores e mais complexos, principalmente esse, por isso tenho vontade de lê-los.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Priscilla
    Muitas coisas dos livros confesso que não lembro porque faz um bom tempo que li.
    Os filmes ainda assisto então muitas cenas estão na memória, mas uma pena que as adaptações não faz jus aos livros. Muitas coisas mudaram.
    Foi legal no filme as cenas em que Harry e seus amigos ensinam os outros alunos a se defender.
    Beijos

    ResponderExcluir