terça-feira, 10 de março de 2020

Resenha "A Esperança"

SinopseDepois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim deste thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança. Apenas um sobrevive. 





*Contém Spoiler   


   O último livro da trilogia traz todos os detalhes da tão esperada revolução. Após ser retirada com vida da arena, Katniss é levada para o Distrito 13, onde organizam a revolução. Forçada a assumir o papel de Tordo, Katniss se torna o símbolo de esperança para os rebeldes.
   Como nos livros anteriores, a escrita é em primeira pessoa, mostrando o ponto de vista de Katniss. O texto é simples e a história não cumpre o que promete. Após ler o final do segundo do livro, todos esperam por ação durante a revolução, mas não é o que acontece. A rebelião é apenas contada à personagem, não havendo tanta interação da mesma no campo de batalha. A trama está mais voltada ao conflito interno que Katniss está passando do que na revolução em si. A história de se estende e não prende tanto o leitor como nos dois primeiros livros. Personagens que marcaram no livro anterior não tiveram um final digno (primeira vez que não choro com a morte de personagens). A personagem forte e determinada se eclipsou, transformou-se numa garotinha insegura e indecisa. O final, apesar de previsível, pareceu forçado. Ela não descobriu a felicidade, só aceitou o que achava que poderia ser melhor para o futuro.
    A Esperança foi escrito pela autora Suzanne Collins e publicado no Brasil em 2011 pela Editora Rocco. O livro possui 424 páginas e foi dividido em dois para adaptação no cinema com estreia em 2014 (Parte I) e 2015 (O Final).



"O que eles querem é que eu assuma verdadeiramente o papel que designaram para mim. O símbolo da revolução. O Tordo. Não é suficiente o que fiz no passado, desafiando a Capital nos Jogos, fornecendo um ponto de reorganização."














2 comentários:

  1. Olá! Amo essa série, curto muito uma distopia e essa é maravilhosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Priscilla
    Assisti os filmes várias vezes, mas ainda não li nenhum dos livros.
    Espero em breve poder ler, depois ver os filmes e comparar livro X adaptação. Sempre tem algo diferente, muito difícil ser fiel ao livro.
    Uma pena que nesse terceiro livro mostrou o conflito interno da personagem do que a revolução em si.
    Beijos

    ResponderExcluir