quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Resenha "Em Chamas"

Sinopse: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de uma situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.








*Contém spoiler do primeiro livro.  


 O segundo livro da trilogia nos conta como está a vida de Katniss e Peeta após terem sobrevivido aos Jogos e o que precisarão enfrentar depois de terem desafiado a Capital, o que fez de Katniss símbolo da Revolução que parece prestes a explodir a qualquer momento. A história se passa durante a transmissão do 75º Jogos Vorazes, que está ainda mais brutal e cheio de surpresas, tanto para os jogadores, quanto para os leitores.
   A narrativa em primeira pessoa, como no primeiro livro, nos mostra o ponto de vista de Katniss. Neste ponto da história, achei a protagonista mais madura em alguns aspectos, ela continua forte e determinada como no primeiro livro, porém parece enxergar melhor o quadro geral de toda a situação. A escrita é simples porém detalhista, nos passando uma boa imagem do ambiente. A criatividade da autora pode ser percebida através da nova arena e dos novos desafios.
   O triângulo amoroso ficou mais em segundo plano desta vez, apesar de Katniss ainda estar em conflito com seus sentimentos e ter algumas cenas fofas e até românticas, não houve tanta discussão sobre sua dualidade amorosa. A revolução iminente tende a ser o ponto central desta vez. Mais voltado para a ação do que o primeiro livro, este prende o leitor por suas várias reviravoltas. 
   Em Chamas foi escrito pela autora Suzanne Collins e publicado no Brasil pela editora Rocco em 2011. O livro possui 416 páginas e foi adaptado para o cinema em 2013.


"Existe uma genuína felicidade estampada nos rostos das pessoas assim que nos veem e,por trás dessa felicidade,fúria."











4 comentários:

  1. Ainda não tive contato com essa trilogia, mas pretendo ler em breve. Fiquei sabendo que a Rocco vai lançar mais um livro do desse universo, mas não sei se é uma continuação.

    ResponderExcluir
  2. Priscila!
    Em Chamas é um livro muito especial, além de seus acontecimentos que, na minha opinião, são cada vez mais realistas, ele tem uma escrita leve e simples. Suzanne Collins se inspirou num mito grego para escrever a trilogia, e é bastante fácil identificar esses pontos. A incrível semelhança com a nossa sociedade atual também não deve passar despercebida, afinal, é muito comum ver sofrimento e corrupção, fome e miséria, mas somos incapazes de ter apatia e continuamos cegos, com os olhos cada vez mais vidrados na mídia.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li a trilogia porém adorei os filmes. Fiquei sabendo que terá um novo livro e acabo de decidir que Jogos Vorazes entrará na minha meta de leituras desse ano

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto bastante da trilogia mas pra mim foi a partir desse livro que a historia começou a desandar

    ResponderExcluir