domingo, 10 de fevereiro de 2019

Resenha "Jogos Vorazes"


Sinopse: Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias.











   O livro retrata a distopia de um mundo pós apocalíptico. A América do Norte, que agora é chamada de Panem, possui 12 Distritos e uma Capital. Anualmente, 2 jovens (1 casal) de cada distrito são escolhidos para participar dos Jogos Vorazes, onde passam a ser chamados de Tributos. Trata-se de um jogo de sobrevivência, onde os Tributos lutam até a morte. Aquele que sobreviver ao final dos jogos, é o vencedor.
   O livro é narrado em primeira pessoa, do ponto de vista da Katniss, que vem a ser uma jovem forte e determinada, apesar de ser um pouco imatura em alguns trechos. A escrita é simples e a ambientação é incrível. A leitura flui agradável e rapidamente, há sempre algo acontecendo, de modo que a história não fica estagnada nem por um minuto e o leitor acaba por não conseguir parar a leitura, sempre querendo saber o que acontece em seguida.
   O pseudo romance que parece surgir durante a história, faz com que a mesma se torne ainda mais imprevisível. Mas o que realmente chama a nossa atenção é a brutalidade em si. Não somente pelo fato da Capital explorar os Distritos, afinal, os mais fortes tirando proveito dos mais fracos é algo que ainda se vê muito na sociedade atual, mas principalmente pela crueldade da humanidade como indivíduo. Há aqueles que sentem prazer em ir para o Jogos simplesmente por ter a permissão de se matarem uns aos outros. Assim, a luta pela sobrevivência se torna ainda mais emocionante para o leitor.
   É um livro que te prende do início ao fim. Ainda não assisti ao filme, pois prefiro ler o livro antes de ver a adaptação, mas de acordo com as críticas em geral, a mesma parece ter sido bem fiel ao livro.
   Jogos Vorazes foi escrito pela autora Suzanne Collins e publicado no Brasil pela editora Rocco em 2010. O livro possui 397 páginas e foi adaptado para o cinema em 2012.



"Eu me ofereço! - digo eu, arquejando. - Eu me ofereço como tributo!"










Um comentário:

  1. Oi!

    Gostei bastante nada resenha. Confesso que não curto muito distopias, assisti o primeiro filme e não gostei muito, nas muitas pessoas já disseram que o livro é ótimo (como sempr), além dos links que dar para fazer coma nossa sociedade.

    ResponderExcluir