sábado, 30 de junho de 2012

Resenha "O Alienista, Caçador de Mutantes"

Sinopse"O Alienista Caçador de Mutantes" é uma versão revisitada de um dos contos mais famosos de Machado de Assis, que soma a irreverência e o nonsense ao humor ácido e politicamente incorreto do escritor carioca do século XIX. 
   Agora, a vila de Itaguaí é alarmada pela queda de uma nave espacial e por uma névoa que causa mutações alienígenas. Quem cuidará do caso é o médico Simão Bacamarte, que recebeu do povo a alcunha de alienista, uma combinação de alien com especialista.












   Desta vez, partindo de "O Alienista" de Machado de Assis, surge "O Alienista Caçador de Mutantes" adaptação escrita por Natalia Klein. Aqui entram em cena os alienígenas para alterar a história original de Machado de Assis. Infelizmente, neste caso, eu não li a obra original antes de ler a adaptação (que feio!), tentei procurar o meu exemplar (sei que tenho um em casa), mas não achei. Mas tudo bem, afinal, são histórias independentes, o único problema é que não posso compará-los. Enfim, neste livro, o Dr. Simão Bacamarte investiga um vírus alienígena que estaria infestando a vila de Itaguaí, causando mutações nos habitantes. Para entender a ciência genética por trás das mutações, o Dr. Bacamarte acaba causando muita confusão. O texto conta com certa dose de humor e muitas vezes faz referência a conotações sexuais, mas em nenhum momento a leitura fica pornográfica ou se torna vulgar. Como o livro é curto, 126 páginas, a leitura é bem rápida. É um ótimo jeito de passar a tarde, principalmente àqueles que procuram uma leitura para simples distração, já que o texto não é complicado e a história bem fácil de assimilar. Mais uma vez aconselho que leiam o clássico original, que me fez grande falta durante a leitura, mesmo que não seja obrigatório para o entendimento da história.



   "Poucos minutos depois, sem que o mundo tivesse acabado — e bastante constrangidos pelo alarde, especialmente os que aproveitaram a ocasião para tirar a roupa e fazer revelações íntimas — todos voltaram às suas casas dando o assunto por encerrado. Mal sabiam os nobres senhores que destroços de uma suposta espaçonave seriam encontrados pelas redondezas."



Clássicos Fantásticos:



6 comentários:

  1. Oi!
    Como disse anteriormente, não tenho muito interesse nessa série. Opto pelos clássicos mesmo.
    Amei a resenha.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Leandro aí em cima!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Que interessante, nunca tinha ouvido falar deste livro. Cheguei a ler metade de "O Alienista" e não consegui continuar. Eu estava sem muito saco para ler e acabei desistindo. Não sei se agora eu conseguiria terminá-lo, já que estou com uma outra cabeça diferente daquela que tentou ler o livro pela primeira vez, rs.

    Pela sinopse desta paródia, dá para pescar várias coisas da obra original. Interessante mesmo, haha.

    Bjins

    P.S: Adorei o título do blog, ri muito! hahaha

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa,sou louca pra ler essa série, nunca li os clássicos e pretendo ler o original antes de ler esse, mas estou muito curiosa faz tempo (: O livro parece ser realmente bom, como você disse uma leitura leve pra se ler em uma tarde (: vou ler em breve!
    Quem visitou seu blog primeiro foi a Paty, prazer eu sou a Mica (: e adorei o nome do seu blog, Piriguete Literária kkkkkkkkk

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não conhecia o livro, tb leu pouco classicos..rsrs

    A estória parece ser bem humorada mesmo!
    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Achei ótimo junção de alien com especialista! rsrsrs
    Gostei e acho que leria esse livro (quem sabe a série td). Deve ser bem divertido e que bom que não se torna vulgar.
    Mesmo o livro original tb é bem curtinho. Acho q vale dar uma lida nele antes.
    Bacana vc ter feito resenhas de toda a série de Clássicos Fantásticos, Pri!
    Bjs

    ResponderExcluir