quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resenha "A Escrava Isaura e o Vampiro"

Sinopse: Muita gente pensa e até espera que um livro escrito por mim, Jovane Nunes, e que fale de uma escrava seja um livro de humor negro. Não! Isso é preconceito. Este livro é de humor afrodescendente, além de ser, também, um livro de terror. Compre, mas não leia se você sofre do coração ou tem nervos fracos. Se fizer leitura à noite, deixe a luz acesa, vampiros e zumbis atacam no escuro, além de ser difícil de ver as letras. Esta obra horripilante é baseada em fatos mentirosos e qualquer semelhança com a realidade é mera criação do autor. Digo isso para fugir de qualquer reclamação na justiça. Meus advogados e a própria editora me aconselharam a tomar esse cuidado. É possível que algum vampiro se sinta prejudicado em sua imagem e queira me processar. Quanto a isso, deixo claro que não tenho nada contra vampiros. Particularmente, não gosto de beber sangue, mas não tenho nada contra quem faz isso socialmente. Declaro que também não tenho qualquer objeção a nenhum tipo de zumbi, nenhum deles jamais me aborreceu. Também não tenho amigos que sejam lobisomens e nenhum deles me importunou, nem mesmo uivando no meu quintal para tirar o meu sono.



   Este livro faz parte da coleção Clássicos Fantásticos, são quatro grandes obras da nossa literatura reescritas por autores atuais com elementos de ficção moderna. Este é baseado no romance "A Escrava Isaura" de Bernardo Guimarães. A história possui os mesmo elementos básicos: a escrava branca; o dono de escravos cruel e a luta de um contra o outro. Há partes em que lembramos do texto original, ao mesmo tempo em que é completamente diferente do mesmo, como a parte da choupana. Mas as diferenças são ainda mais gritantes, como o fato de Leôncio ser um vampiro. Jovane Nunes, com muito humor, conseguiu transformar um romance em uma obra de terror ficção comédia. Com um texto sarcástico e irônico, o autor conseguiu escrever uma história totalmente nova a partir de um dos maiores clássicos da história. Muitas vezes o autor pára a história e começa a tagarelar sobre assuntos que nada tem a acrescentar ao texto. Mas isso não torna a leitura enfadonha ou cansativa e sim acrescenta humor à mesma. Confesso que a história chega a ser meio boba e muitas vezes o texto não parece ter pé nem cabeça, mas ao meu ver, esse foi exatamente o objetivo do autor. Recomendo a leitura para aqueles que curtem um humor escrachado e não se importam de ver uma obra reescrita de forma tão diferente. Mas antes leiam o clássico de Bernardo Guimarães para que desfrutem ainda mais desta adaptação e para que possam reconhecer sua semelhanças e diferenças.


   "Eu poderia, caro leitor, gastar onze páginas apenas descrevendo a beleza inigualável de Isaura e a leitura não seria enfadonha. Mas, para que recuperemos o tempo que gastamos com o sapo, a muriçoca, a cobra e o preto que trazia água no tonel e também para firmar a imagem de Isaura na vossa mente, basta dizer que ela era idêntica, sem tirar nem pôr à atriz Lucélia Santos quando jovem"



   Segue abaixo um trecho da aba que achei muito criativo:

   "Isto é um descabido absurdo! Este mancebo que agora se apresenta nas lojas de livros como autor de "A Escrava Isaura", estória contada por mim e assim imortalizada, não passa de um iletrado, polemista de última categoria e ladrão de ideias. Não há nada de romântico no que escreve, só há pornografias, luxúrias e descaminhos para a família brasileira. Esse biltre só escreve trenguices e não merece ser lido. É antes impostor que autor. Deus nos proteja desses charlatões e desse tempo onde ignorantes falam sobre a história das grandes e vultosas nações!" (Bernardo Guimarães, autor da primeira versão de "A Escrava Isaura", psicografado por Pai Mendonça).


5 comentários:

  1. oi,
    poxa eu achei a sinopse muito engraçada, mas com essa da história ser meio boba fiquei com dois pés atrás rsrsrsr
    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super curiosa para ler esse livro agora! não sabia que era dessa maneira, e está ai um jeito de me fazer ler clássicos!


    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que esse era um livro tão diferente assim. Eu, particularmente, sou apaixonada por textos irônicos e sarcásticos! *-*
    Então com certeza vai para a lista de desejados!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Super dicas , vc nos mostra com interesse, adorei
    BOA QUINTA!!!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Cheguei a tentar ler um clássico revisitado, só que inglês, Orgulho e Preconceito e Zumbis e odiei. Não cheguei à metade. Talvez o tipo de humor que o novo autor usou não é o mesmo que o meu (definitivamente não é), porque achei a maioria das "tiradas de humor" de muito mau gosto. Bem, tomara que este que li não sirva de referência aos clássicos revisitados.
    Achei bacana vc ter gostado deste, mas pelo trauma q sofri (q dramática!) não compraria. Mas, não deixarei de ler se tiver oportunidade.
    Gostei das citações, principalmente a primeira falando da Lucélia Santos... rs
    Bjs

    ResponderExcluir