sexta-feira, 22 de junho de 2012

Resenha "Dom Casmurro e os Discos Voadores"


Sinopse: A famosa personagem clássica Capitu, de Machado de Assis, tinha como principal característica os dissimulados olhos de ressaca. 
   Nesta versão de Dom Casmurro escrita por Lúcio Manfredi, o mistério por trás dos olhos de Capitu vai além, está diretamente ligado ao mar. 
   A trama romântica agora sofre a interferência de seres alienígenas e androides, disfarçados sob os personagens originais de Machado. 
   Cabe ao leitor, identificar quem é quem. 
   Bentinho não está apenas envolvido no triângulo amoroso, mas numa disputa de forças intergalácticas. Um combate entre as evoluídas civilizações reptiliana e aquática, que habitam o planeta Terra há milhões de anos.
   Como no livro original, o ciúme de Bentinho continua presente.
   Só que agora existe mais um motivo para sua desconfiança: a ligação entre a amada Capitu e seu melhor amigo Escobar não é mesmo deste mundo.






   Este é mais um livro da coleção Clássicos Fantásticos. Desta vez o clássico reescrito é Dom Casmurro de Machado de Assis, lembro quando o li na época do colégio, foi o primeiro clássico de que realmente gostei. Nesta nova história escrita por Lúcio Manfredi, os alienígenas tomam lugar especial na trama e os personagem criados por Machado de Assis não são mais o que parecem. Em 263 páginas, que prendem o leitor do início ao fim, Dom Casmurro toma nova forma e continua uma ótima história. O livro foi muito bem reescrito e as semelhanças com o texto original são bem aparentes. A impressão que tive durante a leitura foi de que Dom Casmurro, de Machado de Assis, teria sido escrito para esconder a verdade sobre os discos voadores. A leitura é muito agradável e o texto flui com uma naturalidade surpreendente, tendo em vista que é uma adaptação. Terminei o livro em um dia e gostei muito do novo final criado pelo autor (cuidado! dia 21 de dezembro está próximo!). Mais uma vez recomendo que leiam o clássico original de Machado de Assis antes de lerem esta adaptação, para que desfrutem melhor a leitura e saboreiem as diferenças criadas pelo autor Lúcio Manfredi.






   "(...) Então estaria escrevendo agora como descobri que a desconfiança inicial de Sancha é que estava certa, bem como a minha. Que Escobar realmente mantinha um caso, mas era com Capitu, e que era ele o pai do menino que eu tanto desejara para mim.   Às vezes me entrego ao passatempo melancólico de me perguntar como tudo teria sido se tudo tivesse sido dessa outra forma."





5 comentários:

  1. Oi!
    Uma vez comecei a leitura de "Dom Casmurro" mas não consegui concluir.
    Pretendo retomar algum dia, não sei quando.
    Adorei a resenha. >.<
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri!
    Acho que dá pra ler este, mesmo sem ter lido o original. Eu li o original faz um bommm tempo rs, de todos os da literatura clássica brasileira esse foi o que achei mais chato..aquele disse não disse da Capitú..eu até cheguei a ler um livro contado na versão dela, pra ver se desvendava o mistério e nada!
    rs, bom, eu estou com um aqui...Romeu e Julieta Vampiros rs..

    Beijos :

    ResponderExcluir
  3. Já li "Dom Casmurro" e confesso que uma versão fantástica dele é meio.. digamos, bizarro! hahahaha, não tenho muita vontade de ler esse livro não!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  4. eu acho que esse é o único jeito de eu ler Dom Casmuro, odeio Machado de Asis, não tenho paciência para ele. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante! Sou louca para ler um dessas adaptações de clássicos que a Lua de papel faz.! Acho super criativos.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir