quinta-feira, 12 de abril de 2012

Resenha "O Caderno de Maya"

SinopseO Caderno de Maya, diferentemente dos tradicionais romances de Isabel Allende, é passado nos dias atuais. Apresenta a trama de uma garota americana de 19 anos que encontrou refúgio em uma ilha remota da costa do Chile, depois de cair em uma vida de drogas, crime e prostituição. Segundo a autora, a inspiração para escrever este livro veio do problema com drogas enfrentado pelos três filhos de seu marido. O mais velho enfrentou problemas com heroína durante anos, entrando e saindo de diversas clínicas de reabilitação. A filha do meio morreu de overdose, tendo até se prostituído.










   A história começa com Maya, uma adolescente de 19 anos, chegando em Chiloé, uma ilha no Chile, onde se refugia. No início achei que não conseguiria chegar até o final do livro, achei-o muito lento, monótono, mas depois que a história realmente "começa" me envolvi por completo. A história é contada em primeira pessoa, por Maya e é divida em quatro partes, as quatro estações do ano (Verão, Outono, Inverno e Primavera). O livro alterna presente e passado (é quando ela escreve em seu caderno tudo que já passou). É meio confuso porque o leitor está em um momento e no parágrafo seguinte voltamos 1 ano no tempo, mas depois que entende-se que ela conta seu passado através do caderno, a leitura flui mais facilmente. Pode-se dizer que o livro conta a verdade "nua e crua" deste universo de vícios, uma adolescente drogada que passa por tudo de pior que pode-se imaginar. Isabel Allende trata do tema sem nenhuma sutileza, a história não chega a ser cruel, mas a autora trata da realidade sem tentar mascará-la de forma mais suave. A protagonista é trabalhada com tanta profundidade que nos vemos sofrendo sua angústia junto com ela. A leitura fica tensa em certos momentos e algumas cenas são bem fortes. É um ótimo livro, recomendo!



   "O que mais chocou minha Nini foi a minha falta de escrúpulos. Nas mensagens, que iam e vinham ao ritmo de umas cem por dia, ela não encontrou nem mesmo um resquício de remorso ou temor às consequências, apenas um descaramento de safada nata."



12 comentários:

  1. Eu tava achando que esta capa não combina nada com os temas que Isabel Allende aborda, mas depois de ler a sinopse e resenha eu comecei a me acostumar mais com ela.
    Ja li um outro livro da autora "A casa dos espíritos" e gostei muito, este parece ser forte e instigante

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler esse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha até então.
    Apesar do início monótomo, o bom é que a leitura prende né. Adorei sua resenha, estou precisando ler este tipo de leitura reflexiva e profunda.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Priscilla.
    Não conhecia o livro, mas pela sinopse e a resenha, a história deve ser bem interessante. Acho que o que envolve o livro faz toda a diferença.
    Parabéns pela resenha \o/

    Beijos
    Ricardo - www.overhsock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi quelida deve ser triste né?
    Ainda mais baseado na vida real
    Boa quinta
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  5. Aí, quero tanto esse livro. :)
    Fico namorando ele sempre que vou na Saraiva* Gosto de leituras reflexivas...
    Adorei a resenha*
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Quero muito esse livro!
    Parece ser bem interessante.
    Amei a resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Parece bem legal esse livro, deve passar um pouco da realidade atual de algumas pessoas, um pouco triste mas parece ser ótimo.
    Bjos :)

    ResponderExcluir
  8. Acho que não estou preparada para um livro tão "real" e forte quanto esse. Estou numa fase mais "light". Mas não deixa de ser uma boa indicação para quem gosta desse tipo de enredo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa que show! Me interessei bastante pelo livro. Eu quero ler com certeza! Adorei a resenha.
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu tbm adoro livros espirítas e queria muito poder ir no feirão...mas tbm moro longe! Queria q os autores autografasse os meus livros.
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,

    Esse livro parece ser muito bom e interessante, gostaria de ler...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que sofrido o marido da autora...3 filhos drogados!!

    como pode ne??
    Bem interessante a historia... Sabe aquele ditado que diz:
    "Não julgue o livro pela capa?"


    Pois é... esse eu julguei e bati com a cara no muro!! hahahaha

    ResponderExcluir